mesa de luz uv

O sistema mais eficiente com com custo ainda é o uso de lâmpadas fluorescentes UV tipo A 365nm.

São as UV brancas, usadas na cura de resinas, caça moscas, sem o filtro viloeta, muito usadas nas armadilhas de insetos (elas não matam, atraem, e estes caem na armadilha elétrica ou adesiva). Já ouvi em loja o termo vulgar luz negra branca ?!. São encointradas em lojas especializadas em lâmpadas com preços tamanhos variados conforme a procedência.

Na mesa acima foi usada lâmapda de 30w 90cm, mas tem também 60w 60cm e 40w 1,20m.

costumo comprar pela internet deste fornecedor de Curitiba, chegam muito bem embaladas e protegidas, é seguro.

https://bravoluz.com.br/shop/uv-ir-radiometro/u.v.-bl-caca-mosca

Os reatores fica mais economico comprar duplos, cada uma tende a duas lâmpadas, fica mais barato. Estes é melhor pesquisar nos marketplaces como o ml, como as fluorescentes estão sendo suibstituidas pelos led encontras-se restos de estoque com preço bom.

Um ponto importante a considerar é a distância entre as lâmpadas na hora da montagem, quanto mais distancia vai ter que ser usada a maior altura do material sensivel para não marcar a mancha de luz. O número de lâmpadas vai variar conforme a escolha do tamanho da lâmpada e do papel que se quer imprimir. Nas fotos acima foram usadas 12 lâmpadas com intervalo aproximado do tamanho da lâmpada, que usado a 10cm dá uma eficiência que quase alcança a do sol, num fotograma sem vidros menos de 10 minutos, e em fotograma com vidro 10 minutos. Negativos digitais um pouco mais, filme de rx complica por causa da densidade da base, vai para 20 minutos.

Lembrando que o vidro deve ser fino, 3mm funciona bem, plois quanto mais grosso absorve mais uv.

Sobre o uso de leds, as fitas esixtentes no mercado, a mais popular a 5050 testei e desisti, mesmo de perto muito fracas, indo logo para temps acima de meia hora, 40 minutos, exitesm alguns superled uv, mas a outra opção são os refletores uv vindos da china, 50, 100 e 200w. Nunca vi um mas, oferecidos em diversas frequencias, mesmo com imposto dá para considerar sua compra para quem trabalha bastante, na última estimativa que fiz o preço fica em torno de 3 a 4 vezes da fluorescente.