cianotipia

a cianotipia é talvez um dos processos mais lúdicos e bonitos, embora seu azul seja encantador de início, depois cansa um pouco e não combina como técnica para imprimir qualuer tipo de imagem. ao invés de imprimir negativos fotográficos, acho mais interessante a exploração de fotogramas ou imagens compostas.

cianótipo de Robert Rauschemberg de 1951 com Susan Weil.

No video publicado pelo George Eastman Museum Mark Osterman mostra a publicação The Mirror de 20 de abril de 1839 onde aparece com imagem referência ao processo.

Herschel por Julia Margareth Cameron

descoberto por John Herschel, cientista ingles, em 1842, o processo à base de ferro ficou logo em segundo plano, a eficiencia dos processos à base de prata se evidenciavam.

Anna Atkins

Foi usado por Anna Atkins no primeiro livro cientifico

ilustrado por imagens fotográficas, fotogramas de plantas, algas.

A fórmula tradicional :

  • Citrato de Ferro Amoniacal (verde) 25g
  • Ferricianeto de potássio 10g

se apenas o citrato marrom for encontrado, adicionar 8g de ácido cítrico (1/3 do peso) à solução de citrato marrom

diluir separado em 80ml de água, completar 100ml de cada solução

guardar em frasco ambar protegido da luz

para uso misturar partes iguais das duas soluções em ambiente de pouca luz

neste ambiente de penumbra espalhar com pinceladas rápidas nos dois sentidos sobre o papel.

recomenda-se o uso de pincel macio, retirado o excesso de solução na borda do recepiente, evitando poças de solução que vão provocar borrões escuros

recobrir apenas a área central do papel (a mancha da imagem, como na gravura) preservando as bordas como medida higiênica para manipulação, que també funciona como uma espécie de passepartout da imagem; as irregulaidades da pinceladas são uma marca interessante da manualidade do processo

papel para aquarela, ou papel para desenho pelo menos 200g;

papéis revestidos como o couché não servem, assim como papés com reserva alcalina, não ácidos ou tamponados (buffered); a carga alcalina é usada em papéis de celulose para aumentar seu tempo de vida, retardando a acidificação da lignina que provoca o amarelecimento e fragilização do papel.

para trabalhos de qualidade e longa estabilidade se usa papel de algodão, ph neutro, bem mais caros….

site de Mike Ware que tem pesquisa profunda a respeito

https://www.mikeware.co.uk/mikeware/Traditional_Cyanotype.html

livro de Mike Ware, a “biblia” da cianotipia

https://www.mikeware.co.uk/downloads/Cyanomicon.pdf