O grande segredo da qualidade da fotografia pinhole é a feitura do furo.
O ideal é fazer em uma lata de refrigerante para aplicar na lata da câmera.
Um macete simples para padronização do diâmetro é usar sob a chapinha um papel do tipo Ofício comum, 75g, dobrado em 4 vezes. Ele é que vai determinar a penetração da agulha e o diâmetro.
bater sobre uma superfície rígida, um azulejo ou vidro com a agulha ou alfinete pequenos.
depois passar de leve, sem apertar muito uma lixa d’água 600 ou acima dos dois lados.
depois analisar o furo com uma lupa ou conta fios de 10 a 40 vezes, limpar com ajuda da própria agulha bem de leve, assoprar, lixar mais, até conseguir um furo limpo, sem rebarbas nas bordas.
Com o alfinete da foto ou agulha similar o furo deve ficar perto de 0,25mm, que aplicado em uma lata de leite em pó 400g, com 10cm de diâmetro um diafragma f /256 que pode ser usado no app fotômetro.
Para medir o furo tem 3 métodos:
- Lupa ou contafios 40x
Para medir com a lupa de 40x usar uma régua de aço com divisões de meio mm, olhar com boa iluminação, avaliar a medida por aproximação, considerando o meio do traço das medidas e a borda do furo, já que aparecem bastante espessos.
- Digitalizar o furo no scanner em resolução alta
digitalizar em um escaner de mesa, só o detalhe do furo, para isto fazendo a pré-vizualização e marcando com área para digitalização um pedaço bem pequeno em torno do furo; temque ser desta forma pois para conseguir uma boa imagem do detalhe vamos ter que usar uma resolução bem alta, interpolada, o que pode tornar muito demorada a digitalização de área total.
depois abrir no photoshop, no photopea on-line, dar um crop no furo, aproximar do canto superior esquerdo nas origens da régua e fetuar a medição pelas coordenadas usando o mouse.
- Medir no ampliador fotográfico
no ampliador precisamos de duas réguas, uma pástica transparente pequena, para colocar no porta negativos, em uma outra embaixo para efetuar a comparação, esta funciona melhor se for plástica branca, de aço é ruim de visualizar.
elevamos o ampliador, a maioria deles a elevação total da coluna com a lente normal de 35mm, a lente 50mm chega próxima a 10x de aumento, em alguns tem, uma escala marcada na coluna;
com o ampliador ligado vamos movimentando até achar 10x de aumento, ou quando a escala de 1cm for ampliada para 10cm.
daí substituir a régua do porta negativos pelo furo, e medir o furo projetado; às vezes é necessário alguma luz periférica mais forte para ver a régua, a lanterna vermelha mais forte pode servir, ou outra luz fraca, tela do celular, etc.