a impressão viva de Kari Varner retratando a morte da natureza

Impressão pigmentada de uma imagem cultivada na microalga Chlorella vulgaris

Monett e Sedalia
2021 – em andamento

Em 2018, fotografei plantas avícolas e os cursos d’água circundantes de Monett e Sedalia, na zona rural do Missouri. Esses dois locais já foram palco de desastres ambientais e, coletivamente, contribuem para a superabundância de nutrientes, a proliferação de algas e a consequente zona morta que se forma anualmente no Golfo do México. Após a criação das imagens, não consegui identificar um meio adequado que retratasse a interconexão desses ambientes aparentemente díspares. Em 2021, comecei a experimentar o uso de um ampliador de 35 mm e uma unidade de exposição de mesa de luz para cultivar essas fotografias diretamente na microalga Chlorella vulgaris. No negativo fotográfico, as áreas mais escuras recebem mais luz e, portanto, tornam-se mais escuras. O resultado é uma renderização viva que leva uma semana para se formar. Em sua forma final, os resultados são digitalizados e impressos.

Kari Varner (americana, nascida em 1991 em Overland Park, Kansas) é uma artista cujo trabalho explora representações da paisagem por meio da imagem fotográfica. Kari obteve seu Bacharelado em Belas Artes em Design de Mídia Eletrônica pela Universidade de Denver e seu Mestrado em Belas Artes pela Universidade de Washington em St. Louis. Atualmente, Kari leciona fotografia na Universidade de Binghamton, em Nova York. Anteriormente, lecionou na Escola Internacional de Arte Santa Reparata, no Instituto de Arte e Design de Florença e na Universidade de Denver. Kari ministrou workshops no Studio Art College International e no Anderson Ranch Arts Center.

Seu trabalho recente tem se concentrado no impacto humano na paisagem, particularmente por meio da agricultura industrializada e da canalização de cursos d’água. Utilizando imagens de satélite, processos fotográficos históricos e produção experimental de imagens, Kari busca retratar as maneiras pelas quais alteramos profundamente nossa terra e água.

https://www.karivarner.com