Cordier, o inventor do quimigrama

Pierre Cordier, falecido em 2024, foi um artista belga. É considerado um pioneiro da quimigrama e do seu desenvolvimento como meio de expressão artística.

Definição

“A ferramenta essencial do processo fotográfico não é a câmera, mas a camada sensível à luz.” László Moholy-Nagy

“Com o advento da fotografia em 1839, a pintura passou por uma transformação radical. Hoje em dia, o processo digital está revolucionando a fotografia. O quimigrama, fusão da pintura e da fotografia, é provavelmente a aventura máxima do brometo de prata em gelatina.” Pierre Cordier

(Cordier usa o termo “localizing product” prefiro produto isolante)

1- O quimigrama não é uma fotografia

“Fotografia” significa “escrever com luz”. No entanto, o quimigrama é feita em plena luz. Como se pode escrever com luz sobre um suporte que ela já tocou completamente? O quimigrama não é uma “escrita de luz”, mas uma “escrita de química”, visto que quem escreve é ​​o revelador e o fixador.

2- O quimigrama não é um fotograma

Assim como o fotograma, o quimigrama é feita sem câmera (“cameraless”) e sem lente (“lensless”). O fotograma é uma técnica em que a luz escreve, como na fotografia. No entanto, no quimigrama, a química escreve, a luz não. Isso significa que o quimigrama deve ser classificada em uma categoria específica e não deve ser anexada ao fotograma, como alguns historiadores fizeram.

3- O quimigrama não é exclusivamente química

Como a palavra “quimigrama” deriva de “química”, vários críticos e historiadores acreditam que as formas das quimigramas são obtidas exclusivamente por meio da química e desconhecem o uso de produtos isolantes. Esses produtos entram na fabricação de tintas (vernizes, ceras, óleos) e sofrem transformações não químicas, mas “físicas” (descolamento, rachaduras, erosão, dissolução, etc.). O quimigrama é mais precisamente uma técnica “físico-química”. É possível obter quimigramas deixando apenas o revelador e o fixador agirem sobre a emulsão fotossensível.

4- Produtos isolantess não são raros

Eles são inúmeros: qualquer coisa que possa aderir por alguns instantes ao papel fotográfico pode criar um quimigrama. Produtos isolantes podem ser encontrados em cozinhas, banheiros ou em oficinas de pintura.

5- O quimigrama não utiliza produtos químicos raros

Alguns autores acreditam que as formas complexas do quimigrama só podem ser obtidas com produtos raros, como os usados ​​em gravura ou mesmo na alquimia. No entanto, esses produtos são simplesmente os mesmos usados ​​na fotografia com gelatina/ brometo de prata: emulsões fotossensíveis, revelador e fixador.

6- O quimigrama pode ser aleatória ou controlada

O praticante do quimigrama se depara com diferentes tipos de acaso (incontrolável, incontrolável), mas o acaso também é algo que ele pode controlar e programar, sendo frequentemente seu melhor colaborador.

7- Não há necessidade de um “O” na palavra “quimigrama”

Quando inventei a palavra em 1958, ainda não eram conhecidas técnicas terapêuticas cujos nomes começavam com as mesmas quatro letras.

8- Talvez a conotação pejorativa da palavra “química” afete a palavra “quimigração”.

Com muita frequência, a palavra “química” é usada para se referir à poluição, alimentos envenenados, etc. Faço o possível para me reunir com cientistas, industriais e jornalistas, todos interessados ​​em reabilitar essa palavra, que também é a base de tudo o que existe na Terra. É interessante notar que a palavra “física” não tem o mesmo destino. Tomara que a quimigração nos dê uma ideia melhor do que pode ser feito com a química.

9- A técnica é importante. Com poucas exceções, os especialistas em arte demonstraram muito pouco interesse pela técnica. No entanto, a técnica cria novas linguagens: fotografia, cinema e computador. “É o estudo aprofundado da maneira técnica como uma obra é feita que permite compreendê-la plenamente…” (Anthea Callen, Les peintres impressionnistes et leur technique, Art & Images, Paris, 2006).

10- Pierre Cordier não é o único praticante do quimigrama

Alguns historiadores da fotografia contemporânea sabem muito pouco sobre a história dos processos fotográficos alternativos e pensam (ou esperam?) que o quimigrama desaparecerá com seu inventor. Isso é uma aberração. Não só houve alguns artistas antes dele que praticaram técnicas semelhantes, como também muitos outros surgiram desde 1956. O quimigrama agora faz parte da família dos fotogramas, câmeras pinhole, clichês, etc. É tema de seminários, workshops, exposições, etc. Basta navegar na internet para verificar isso (clique aqui). Também podemos notar que a palavra tem sido frequentemente usada a posteriori para designar experiências anteriores. É isso que o filósofo francês Hubert Damisch qualifica como um “anacronismo”. O livro sobre a história do quimigrama ainda precisa ser escrito.

Pierre Cordier

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Pierre_Cordier

http://www.pierrecordier.com/