Pinhole

 

Lupas para checar os furos, 8x, 30x e 40x com led

Testamos e funcionou bem, conhecido por vários nomes: Agulheiro para Maçarico Limpador de bicos para maçarico com 13 agulhas Agulheiro Para Limpeza De Bico De Solda Tip Cleaner

Material de agulha: aço inoxidável Comprimento da agulha: 6 cm Diâmetro da agulha: 0,38-1,54 mm (13pcs agulhas)

as agulhas são denteadas como uma lima, servindo bem para tirar rebarbas e mesmo medir o furo

medidas escalonadas em 0,5mm

Kit estojo com 20 mini brocas, de 0,3 a 1,5 com 0,5mm de intervalo.. Úteis, dfícil de usar, para não quebrar, poucos mandris pegam bem as pequenas, mini dril, minifresa, parafusadeira. Bom, os agulheiros talvez mais fáceis de usar, vamos testar mais.

O uso de da fotografia Pinhole em educação já foi muito difundido, com os atuais custos no Brasil do papel fotográfico e do revelador quase que inviabilizam a prática.

Uma das alternativas que temos trabalhado é o uso do filme de raio x, muito mais barato que o papel fotográfico pela baixa taxação dos impostos do produto de uso médico. O filme, bastante sensivel, ISO 200 permite exposições muito mais curtas, é de 4 a 5 vezes mais sensível que o papel fotográfico, permitindo furos menores e imagens de melhor qualidade.

Um furo cuidadoso, feito em folha de alumínio de  lata de refrigerante, na proporção de tamanho recomendada à distancia focal e tamanho do papel, ver links abaixo, permite imagens de muito boa qualidade. A coisa começa a ficar séria quando vamos a formatos maiores que 13x18cm, 18×24, 24×30 e 30x40cm, medida dos filmes de mercado.

O diametro do furo maior permite melhor controle de qualidade, usando-se  o agulheiro, de desentupir bico de maçarico (ver slide show acima) dá para ajustar bem o furo ao diâmetro desejado, tirando as rebarbas da borda, que causam difração da luz e perda de contraste/ nitidez. É recomendável analisar cuidadosamente os furos em uma lupa potente, refazendo quantas vezes for necessário até conseguir um bom furo. Recomendo começar com uma agulha fina, em uma leve batida com algo mais pesado, com a folha de alumínio sobre uma ou duas folhas de papel 75g, sobre um vidro ou azulejo. O número de folhas de papel vai permitir a maior ou menor penetração da agulha no alumínio e regular o diametro do furo. Depois lixa a parte rombuda bem de leve com uma lixa d’água finíssima. Após fazer o ajuste com o agulheiro.

Outra alternativa é começar com a agulha, depois usar as minibrocas em uma minifresa ou parafusadeira apoiadas em uma mesa, fazendo o furo forçando a lâmina de alumínio pré marcada com a agulha. Depois ajustar com o agulheiro e tirar as rebarbas com uma lixa d’água.

É recomendável pintar o buraco com uma caneta hidrográfica preta, para reduzir a difração/ reflexão de borda.

Para medir o buraco podemos usar uma régua de precisão que tenha escala de 1/2 mm e avaliar o tamanho, ou então digitalizar num escaner e medir num programa de edição, ou ainda, colocar um ampliador fotográfico em 10x de aumento, projetar e medir o furo.

O revelador, mesmo o de raio x é ainda caro, uma das alternativas é preparar o parodinal, Rodinal caseiro feito com paracetamol.

Tutorial rápido sobre o processo no site da Escola de Belas Artes da UFMG
http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/cfalierinova/

Site do Pinholeday:  www.pinholeday.org

Links de referência:

http://pinhole.net.br/

http://www.pinhole.org/

http://www.pinhole.cz/

Diversos posts sobre pinhole
http://www.queimandofilme.com/tag/pinhole/

Câmera Pinhole com lata de sardinha
http://www.marcoscampos.com.br/sardinha/tutorial.pdf

Calculadores online de pinhole:

http://www.mrpinhole.com/

http://www.zeroimage.com/tools/fstopcal4.php

http://www.photostuff.co.uk/pinholec.htm

Calculador de pinhole windows para download:

http://www.pinhole.cz/en/pinholedesigner/

Fotometro e pinhole calculator num só aplicativo, em frances

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.madam.PinHoleCalculator

Fotometro, app para download:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.dq.fotometro

https://play.google.com/store/apps/details?id=jp.gr.java_conf.appdev.app.exposuremeter

Conversores de tabelas exposição

http://www.xistix.com/pinholer/

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quicosoft.exposurecalculator.app