darkroom locator – find and share darkrooms

darkroom locator, find and share darkrooms

Source: darkroom locator – find and share darkrooms

Atelier Estrela Brasil Oriente

Marcos Blau e Patricia Ogata são técnicos em conservação de fotografia e desenvolveram pesquisa de fotogravura na ECA-USP, ministram oficinas de fotogravura e processos alternativos.

Fonte: https://atelierbrasiloriente.wordpress.com

Fotografía Química | Tipia Lab

Site de escola colombiana de fotografia quimica e processos alternativos, diversos conteúdos, vídeos, etc, muito bom!

Source: Fotografía Química | Tipia Lab

CORPI-MACCHINA: LA PUSSY PINHOLE DI VINS

Source: CORPI-MACCHINA: LA PUSSY PINHOLE DI VINS | Frankenphotography

Um outro projeto similar,  de Melsen Carlsen:

Vagina pinhole project, Melsen Carlsen,“For this series, his Vaginal Pinhole Project, Carlsen made use of a pinohole camera with a flash to photograph his subjects from his vagina. Learning this important fact is startling, but as one assimilates it and continues to engage with the work, a thoughtfull artistic agenda begins to unfold.
Carlsen, who identifies as male, has often adressed his struggle with gender in his work. In doing so, he raises a number of other complex issues that challenge traditional notions of gender as weel as presumptions about art and artistic relationships.”

Source: Vagina pinhole project, Melsen Carlsen

Gélatine Citratée “Chibasystem”

Um processo de impressão policrômico menos tóxico do que os dicromatados, “pero” mais trabalhoso…

Photographie par les procedes Anciens

Source: Disactis.com – Gélatine Citratée “Chibasystem”

L’arte Post-Fail racconta il fallimento dell’utopia tecnologica

A Truly Magical Moment, interactive kinetic sculpture, 2 iPhones 4s, selfie sticks, aluminum, electronics, Bluetooth chips, 2016 © Adam Basanta

Una delle immagini di Bangalore del collettivo IOCOSE che illustra il fallimento della rappresentazione fotografica.

Source: L’arte Post-Fail racconta il fallimento dell’utopia tecnologica – Motherboard

com a falência da utopia tecnológica resta a subversão dos dispositivos

Camera Obscura – Drawing Machines

Source: Drawing Machines

leobittencourt-photo | workshop

Mais uma oportunidade para aprender este processo clássico da fotografia agora no sul do país. A Platinotipia é um processo fotográfico patenteado em 1873 e até hoje é reconhecido pela sua beleza e durabilidade. Com uma instalação simples que não necessita de quarto escuro você pode elevar o padrão do seu trabalho com edições limitada e impressões feitas à mão pelo autor. Venha aprender fazendo, workshop prático com dicas e material de fácil entendimento.

Conteúdo programado:

– História do processo
– Características
– Segurança e Saúde
– Materiais, químicos e equipamentos
– Preparação do Negativo
– A escolha do papel
– Processo / Etapas / Tempos
– Como obter materiais e reagentes
– Aplicações e Mercado
– Realização de 2 impressões por aluno

São poucas vagas, faça sua inscrição em https://www.leobittencourt.com.br/workshop
Dúvidas? Entre em contato (47) 99192-3088 / leonardo@lebtt.com.
R$650,00  em até 12x sem juros no cartão de crédito

Source: leobittencourt-photo | workshop

Eternally Ephemeral – marta bosquet

Natural print on vegetal surface (leaves).
Different sizes.
México and São Paulo, September de 2015.

Marta Bosquet é uma espanhola que passou por São Paulo, andou pela FAAP.

ETERNALLY EPHEMERAL
MARTA BOSQUET
After having lived in two of the biggest metropolisses of the world, I started thinking about the way some of their defining aspects combine: the huge buildings, erected to last “for eternity”, coexisting with green areas, which emerge from the tarmac like acts of resistance and with an apparently limited time span. My pursuit is to think about the dichotomy between what is eternal and what is ephemeral, that clash of opposite poles, between what is architectural/built and what is natural, and to metaphorically create a new interpretation: instead of man representing the landscape, let the landscape represent us.

For that purpose I used various images of urban structures captured on an organic base of leaves made sensitive by no external chemical procedure, thanks exclusively to the sun light and the clorophyll. This gives the photographic material a new temporality, since the objective is not permanence any more, but the erosion triggered by the passing of time and environmental agents. Again, I was questioning the concepts of eternal and ephemeral.

A contemporary look interpreted by the most primitive way of printing images.

Source: Eternally Ephemeral – marta bosquet

« Flusser e os fotógrafos, os fotógrafos e Flusser », o meu ensaio (em português) em Flusser Studies n°24 – Marc Lenot

Joan Fontcuberta
Cala Rasca, 1984
15 -3/4 x 11-3/4 inches
Gelatin silver print
From the series Herbarium

The Berlin­‑based artist Andreas Müller‑Pohle is one of the key figures engaged in the ontological as well as representational essence of photography since the mid 1970s. Since the 1990s, he has reflected on the radical changes in the essence of technical images. The constantly reoccurring question of the encoding and meaning of information and its dialectical opposition to entropy and chance point to the mutual influence of Müller‑Pohle’s work and the thinking of the Czech­‑born media philosopher Vilém Flusser

Andreas Müller-Pohle Transformance 5548, 1981

Source: « Flusser e os fotógrafos, os fotógrafos e Flusser », o meu ensaio (em português) em Flusser Studies n°24 – Marc Lenot

nota:

Marc Lenot, em sua tese transformada no livro “Jouer contre les appareils” que poderiamos traduzir “jogando contra os dispositivos” ou “brincando com os dispositivos” (minha preferida) nos traz uma leitura nova de Flusser, que morou em São Paulo por algumas décadas, ampliando o conceito de dispositivo para além do equipamento, para os procedimentos fotográficos…

Isto nos abre uma margem para, numa leitura ampliada, abranger o aparelho cultural da fotografia, que, envelhecido, vive insistindo em entrar para o museu….
japa

 

Sete razões para experimentar fotografia em grande formato

Alex e uma de suas câmeras de grande formato

uma postagem antiga mas interessante…    faltou colocar a opção do filme de raio x para tornar o processo mais acessível.

Source: Sete razões para experimentar fotografia em grande formato | Queimando Filme

fotografia em sala de aula

Que tal aproveitar as férias para aprimorar as técnicas fotográficas? A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu inscrições para Curso de Férias: Fotografia em Sala de Aula, que será ministrado nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, na Sala 6 das Oficina de Artes, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As aulas serão ministradas por Sérgio Sakakibara.Para participar basta preencher e enviar o formulário online até o dia 7 de janeiro.