Projeto

IMG_2212

 Por que construir câmeras?

Na era do digital, da internet, do virtual, as pessoas sentem vontade fazer as coisas com as mãos, de sujar as mãos, construir coisas por sí mesmas, de forma artesanal. É o Movimento Maker, o DIY: Dou It Yourself, a Gambiologia, que se difundem pelas redes, com todo o tipo de tutorial disponível em páginas e videos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Maker
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gambiologia

Que tipo de câmeras?

Existem várias linhas construtivas, conforme os objetivos práticos, filosóficos, estéticos e a habilidade do construtor.
Uma tentativa de classificação de possibilidades:

1- Artesanato de alto nível de habilidade para a confecção de câmeras de alta qualidade com materiais nobres, numa afiliação a modelos clássicos de madeiras nobres, ferragens em latão, câmeras de fole.
2- Numa linha próxima a esta ainda se inscreveriam câmeras feitas de materiais nobres, madeira, alumínio, latão e aço inox, fibra de carbono, e outras fibras sintéticas, com desenho moderno, peças torneadas em torno manual ou CNC (controlado por computador) e peças cortadas a laser.
3- Outra linha possivel envolve o uso de eletronica embarcada, com uso de módulos de microprocessadores para controle de exposição, obturador, com uso das plataformas abertas Arduíno, Raspberry py.
4- Numa linha tecnológica, usando reciclagem tem a possibilidade de câmeras digitais feitas com scaner de mesa e outras formas de metareciclagem de aparelhos eletroncos, câmeras digitais antigas, celulares, computadores e sucata eletronica em geral.
5- É possivel trabalhar com sucata de equipamentos fotográficos, óticos, de laboratórios, ampliadores e projetores antigos, usando partes e componentes combinados, reciclados, com latas, caixas, na linha da gambiarra ou como alguns chamam gambiologia.
6- Câmeras simples de testes, demonstração, descartáveis, feitas com caixas de papelão, cola e fita adesiva. Projetos práticos para desenvolvimento em sala de aula, em grupos, para aplicação dos conhecimentos de princípios de ótica, lente, distancia focal, formação da imagem.
7- Na linha da pesquisa em Pinhole existe uma vasta tradição de fabricação de câmeras dos mais variados tipos e tamanhos.
8- Existe ainda a possibilidade de simplesmente trazer à vida câmeras de médio ou grande formato que foram sendo abandonadas com o fim do filme, fazendo adaptações para uso com filme de raio x, papel fotográfico, colódio ou negativo de vidro.

Câmera artesanal reflex (tipo hasselblad) com visor por cima, através do espelho ou por trás. Formato até 24x24cm, lente de projetor episcópio;

 

 

retratos feitos com a câmera em papel fotográfico 9×14 vencido

retrato dos  durante o pinholeday de …. 2010

IMG_2861
IMG_2862
IMG_2863
IMG_2864
IMG_2865
IMG_2866
IMG_2867
IMG_2868
IMG_2869
IMG_2870

em_construcao_22….conteúdo em construção…..