Um obturador pode ser, a princípio, simplesmente uma tampa que você abre para expor o material sensível e fecha posteriormente. Nas câmeras pinholes de lata se usa simplesmente um pedaço de fita isolante tapando o buraco.
Gustavo abrindo a tampa, note na lente o diafragma de passepartout preto)
Para isto a câmera tem que estar fixa, e o objeto fotografado também, e serve para materiais pouco sensíveis. Câmeras feitas com lentes de lupa, de projetores, lentes barrel (com diafragma, sem obturador) de ampliadores e câmeras gráficas.
Na página da oficina tem adaptações feitas, dados de obturadores novos e antigos:
http://www.skgrimes.com/lens-mounting/table-of-lenses-fitted-to-shutters
http://www.skgrimes.com/products/new-copal-shutters
Porém se quisermos trabalhar na mão, com material mais sensível como filmes de raio x (ISO genérico 200), é bom ter um obturador.
Em câmeras muito antigas era tudo separado, a lente, o obturador e o diafragma (que dá as diferentes aberturas da lente)
Dentre os obturadores avulsos temos os centrais, metálicos , e de cortina, em câmeras grandes de pano preto, duas cortinas enroladas num tubo com molas, a primeira abre e a segunda fecha a passagem da luz, trabalhando junto à lente, na frente ou atrás, diferentemente das câmeras compactas quando o obturador trabalha no plano focal, junto ao filme ou sensor.
obturador Packard de cortina de pano. Os Packard metálicos são fabricados até hoje.
http://www.packardshutter.com/
http://www.re-inventedphotoequip.com/Shutters.html
Os obturadores centrais, de lâminas metálicas são aos mais comuns, neste caso a maioria das lentes são vendidas montadas.
obturador Compur antigo
O fabricante mais tradicional é a Compur, obturadores alemães bons e caros, os Copal presente em grande número de lentes,obturadores Prontor, assim como a Seiko, em lentes japonesas.
obturador central “leaf shutter” com mecanismo à mostra.
obturador em operação:
Abaixo uma tabela extraída do catálogo da BH.
tornaram-se padrão nas lentes mais modernas 3 tamanhos, 0, 1 e 3 que são intercambiáveis entre lentes do mesmo tamanho. Uma lente “barrel” pode ser desmontada da torre do diafragma e montada no obturador, desde que do mesmo tamanho e padrão. O que tem que ser mudada (ou desenhada) é a escala de diafragmas, que fazemos à partir da máxima abertura da lente, seguindo os “stop”s proporcionalmente.
Construindo obturadores
obturador de guilhotina de EVA e chapa de poliestireno (PS)
Guillotine Shutters: pagina com informações a respeito, podemos afirmar genericamente que as velocidades para uma janela com a área total da lente, a velocidade fica em torno de 1/30, frações da área proporcionarão, 1/60, 1/125, 1/250 etc.
Tutorial com informações técnicas sobre a construção de obturador de guilhotina, com teste de velocidades.
Fonte: Guillotine Shutters
….em construção….