Corpo Rígido

O modelo mais simples de câmera artesanal que pode ser feito consiste em uma caixa escura e uma lente.
Montada de forma com a distancia de foco fixa, que pode ser no infinito, num hiperfocal para trabalhar com diafragma fechado, por exemplo, focalizada a 3 metros com o diafragma todo aberto, fechando a f 22 focalizaria de 2,5m a infinito.
Caixa com tampa, coloca-se o filme ou papel fotográfico dentro no laboratório e sai com a câmera para fotografar.
Feita a foto, retorna-se a um ambiente escuro (o usaco escuro, se a câmera for pequena) e troca-se e revela-se o filme.
O visor é de campo, uma mira externa de pouca precisão.
A lente pode ser aproveitada de sucatas, sendo importante conhecer a cobertura da mesma, lnetes de cãmeras 35mm só cobrem pequenas áreas com menos de 5cm de diametro, o círculo de imagem é muito pequeno.

Dois exemplos:

Câmera 13x18cm simples

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aluna da ESPM-RS com a câmera feita com caixa de portfólio

O Manuel usou uma lente de câmera 6×9 cm em um filme 13x18cm, deixando o círculo de imagem todo aparente, a imagem esvanecendo para a borda.
O corpo da câmera foi feito com uma caixa de portfólio e o foco é fixo, trabalhando-se com diafragma fechado.

equipe da ESPM-foto centrada pelo prof Manuel da Costa com câmera 13x18cm em foamboard com lente de câmera Kinax 6x9cm

Foto de Iago Vilela

Foto de Gabriel Melo

Foto de Gustavo Jardim

Foto de Heloísa Miceli

Foto de Marília Lopez

Câmera 30x40cm experimental

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câmera simples feita com caixa organizadora de poliondas

A câmera de teste 30×40 cm fiz com uma caixa arquivo de poliondas preto, ajustei a altura de foco com chapas de isopor como calço, o ajuste do foco é feito colocando e tirando chapas de isopor de duas espessuras, focalizei a 1 metro usando uma lente de fotolito, trabalhei com diafragma todo fechado f45 para aumentar a profundidade, o enquadramento e foco acertei pelo buraquinho do pegador da caixa, que depois fechei. Na tampa pedaços de feltro preto colados com fita dupla face deram o ajuste. O filme foi fixado no fundo da caixa com auxílio de uma fita por tras.

lente Repromaster 210mm f9 (até 64) Agfa para fotolito, segundo algumas informações na net o circulo de imagem seria 39cm a f22, com nitidez total;. a diagonal de 30 x 40cm é 50 cm, deve vinhetar um pouco com alguma perda de nitidez; equivale a uma 18mm em filme 35mm, em macro, no infinito o angulo de cobertura diminui, vinhetando

lente 150mm repromaster, irmã menor da 210mm, ambas fabricadas para a agfa para câmera de fotolido repromaster; equivale a uma 13mm em filme 35mm, em macro, no infinito o angulo de cobertura diminui, vinhetando.

primeiro teste com caixa organizadora em poliondas preta, veda bem a luz

a caixa tem 30cm de largura mas com a dobra fica um pouco menor que o filme, uma pequena dobra de cada lado aumenta a largura do fundo

dobrando o poliondas, com cuidado para não furar

um corte na aba para compensar a dobra, que diminui a altura da caixa

nos cantos vedar vazamento de luz

chapas de isopor com duas espessuras para ajustar altura do foco

fita crepe dobrada para prender o filme na caixa, melhor adesivo dupla face ou cola permanente

em volta do encaixe da tampa feltro preto dobrado de fora para dentro, preso com fita dupla face

por fora mais um feltro, para garantir, preso com cinta elástica; a tampa é um pouco folgada, e o material embora preto é lustroso e reflete luz por dentro, tampa plástica para obturador, depois forrada com EVA preto por dentro

medindo a distancia de foco sem o isopor, com a lente 150mm focalizou a 37cm, foco verificado pela abertura lateral da caixa sem os encaixes do pegador, a lupa para maior precisão

a imagem focalizada dentro da caixa, a lente 150mm cobre toda a área com escurecimento de borda. fica uma baita angular para 30x40cm, equivalente a 13mm

negativo rx agfa 30x40 com lente 150mm, 2 segundos a f64, leve vinheta nas bordas, quase 1:1

negativo agfa 30x40cm. resolução? mais de 1 GIGA

marca da fita crepe dobrada, aumentando a exposição da base por reflexão, não é bom para fixar

inversão digital

imprimindo Van Dyke em papel A2 (42 x 59,4) dia nublado claro, meia hora de exposição

retirando o negativo, a imagem ficou forte, quase luz demais, detalhando o branco, a exposição a mais foi proposital, poderia ter deixado o fundo quase branco

após a revelação com um chuveirinho sobre o vidro, colocando numa cuveta com fixador 1:10

após a fixagem rápida, lavagem sobre o vidro, os tons ficaram um sépia escuro

tamanho grande do negativo e da cópia permite fazer um retrato tamanho natural, 1:1

foi usado uma trincha muito pequena para sensibilizar, ficando áreas sem produto quimico, um pincel de uns 8cm de largura macio deve trabalhar melhor

4×5 e 13×18 wide – schneider angulon 75mm

Câmera de corpo rígido em alumínio; era para ser uma handy de foco fixo, a torre de foco foi colocada posteriormente

4X5 WIDE – SCHNEIDER ANGULON 65mm
(de linhof 6×9)

Câmera rígida em chapa de acrilico e lente angular de câmera 6×9 para uso com chapa 4×5″; vinheta a borda mesmo diafragmado. Muito leve e com torre de foco que permite macro razoável. Câmera portátil.  Apanhei no material, preciso aprender e me equipar com mesa para dobrar a chapa, usei pistola de ar quente e o acabamento ficou horrível. aprenddizado

dobrando a chapa de PS - poliestireno preto de 1mm com pistola de ar quente

conjunto colado, fundo 1mm também

119g o básico, muito leve... quase flexível

peso do chassis

tampa superior com PS 1mm

tampa inferior ps 2mm e rosca p/ madeira "pregada"

rosca 2" para prender tubo de eletroduto, colada co poliuretano, spray preto

luva de eletroduto 2" serrada a extremidade

colada tampa redonda de PS 1mm com furo para a lente, colado com clorofórmio

após cola por capilaridade, reforço com cola pastosa feita de pó de serra de PS diluído em clorofórmio, mesmo processo para colagem das tampas da câmera

rosca de foco colocada, depois se usa fita de teflon para ajustar a rosca, que tem folgas

rosca de foco por dentro

câmera, vista inferior

despolido aferindo foco

peso só corpo faltando encaixe do chassis

com lente...

canaleta elétrica para guia do chassis colada com fita dupla face, super leve para as bordas, não chega a 450g com chassis!. acho que não existe nada tão leve...

foto feita com a lente 65mm (equiv. a 18mm em câmera 35mm) e filme Fuji raio X, f45 4 segundos

13×18 com lente de lupa 75mm

câmera rigida feita em caixa de MDF de artesanato, com torre de foco em tubos e acessórios de esgoto 75mm e calha 88mm, 4×5 e 5×7 ou 13x18cm; leve

cano de esgoto 75mm, furos no início e final do helicoidaleditarExcluir legenda.

acertando a fenda.

conjunto de foco montado.

foco em toda extensão.

luva de correr / cola 75mm.

a lente da Lupa Hikari 75mm encaixa justa, sem o anel metálico, uma seção fininha de tubo 75mm funciona como retentor da lente, só no encaixe, bem justo.

a luva encaixada dentro do helicoidal, a porca do parafuso servindo como guia que corre dentro da fenda do helicoidal.

frente (que funciona como parassol) encaixada, conjunto da lente, ao fundo, encaixa por trás.

abraçadeira de tubo de calha 88mm desmontada, furo que prende o parafuso guia de foco, a borboleta serve de trava.

todos os elementos da torre de foco, na ordem, luva de tubo de calha 88mm, pedaço de tubo 88mm cortado, luva de correr / cola 75mm, abraçadeira calha 88mm, apenas lente Lupa Hikari 75mm, anel, secção de tubo 75mm, tudo no encaixe bem justo.....

fixação da trava de foco.

parafuso guia de foco.

conjunto de helicoidal com grafite e conjunto da lente, para fechar, separa-se o encaixe tubo branco / cinza, fechando dentro helicoidal, um de cada lado, tudo num encaixe justo e firme.

obturador feito de PS 1mm.

torre de foco montada encaixada no fundo do vaso de MDF, colado com poliuretano.. Errei ao pintar o Helicoidal, devemos pintar apenas a parte interna dos tubos "NÃO PINTANDO QUALQUER ENCAIXE !!!" caguei... e passei um trabalhão para desencaixar, lixar, recomendo pintar manualmente depois de montado.

os cortes nas partes das caixas, coladas com poliuretano cinza de calha (existe preto), alguns pregos sem cabeça auxiliando, ao fundo o porta chassis feito com a tampa da caixa colada invertida, uma das laterais trocadas de lugar..

corpo da câmera formado por uma caixa com tampa (retirada e colada invertida como porta chassis. Torre da lente feita com vaso de MDF piramidal, cortado na altura necessária.

frente com tampa de ralo quadrado 100mm, que encaixa justo na luva / parassol 88mm.

obturador montado e chassis 13x18cm ao fundo.

câmera com chassis, obturador de guilhotina ao fundo.

corpo da câmera feito com caixa de MDF para artesanato e vaso de MDF a torre da lente; na foto com chassis 4x5, o 5x7" entra justo!.

 

13X18 COM LENTE DE LUPA 90MM hikari

câmera de corpo rigido, feita com perfl de alumínio e placas de MDF, colados com poliuretano, torre de foco feita com tubo e acessórios de esgoto 100mm

Lupa Hikari 90mm de diametro, presa em um pedaço de cano de esgoto 100mm através de um furo e do cabo rosqueado

detalhe da fixação

o tubo dentro de uma luva de correr 100mm, sem os anéis retentores de borracha

fazendo o corte do helicoidal de foco

helicoidal da torre de foco montado

tem que calcular o deslocamento frontal e traseiro antes de cortar o cano

perfil "L" de alumínio cortado e dobrado

pedaços de MDF 2mm cortados e colados com poliuretano, alguns parafusos apenas para fechar o quadro e facilitar a montagem. A fixação final da lupa foi feita com durepóxi, pintura som spray preto fosco para plástico

o poliuretano cola muito bem e seca rápido, tem preto também

um reforço interno para fixar a torre de foco, pesa um pouco e vai trabalhar com esforço na focalização

detalhe da câmera montada, na parte de cima da torre de foco uma bolota de durepoxi prendendo o parafuso na cava do anel retentor da luva de correr 100mm

um outro perfl menor cortado e dobrado em 3 lados para receber o despolido e o chassis do filme 13x18cm e 4x5"

diafragma de EVA

despolido de acrilico cristal 2mm adesivado com jateado

cÂMERA CONE COM LENTE  DE LUPA

câmera fantasia feita com cone de sinalização, lente de lupa 90mm, fotografa em filme 24x24cm com filme inserido em chassis fixo feito com EVA 1cm e chapa de aluminio de calha

CÂMERA DOBRÁVEL 30X40

câmera feita com caixa organizadora de plástico dobrável, encapada por sado de napa, usando lente 210mm de fotolito

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CÂMERA máscara de solda 18x24cm

máscara de solda elétrica adaptada com lente 135mm de câmera 9x12cm, adaptada para receber filmes 4×5″, 13x189cm e 18x24cm

Máscara de solda elétrica, lente de fotolito 135mm, dá uma câmera 18x24cm

o problema surgido foi a falta de obturador, probplema para uma câmera handy, pouco espaço para improvisar um que permita fotografar na mão...

o interior da máscara, as laterais de retenção do filtro de vidro são paralelas e servem como referência para ajuste do plano focal

adicionando elementos paralelos ao plano da lente

subindo o paralelismo até a altura necessária para o foco, aproximadamente 130mm

mais uma tampa de ciaxa para aproximar a altura

uma placa de acrilico completa a altura para marcar o plano focal

mais um pouco ainda, um vidro que vai servir de guia para os 4 cortes laterais de encaixe do plano do foco

nivelado o fundo com a lente, corta-se o encaixe da plataforma do fundo

cortados os 4 lados temos um local para assentar o fundo bem paralelo

de inicio a lente de fotolito apenas encaixada na pressão

um perfil de aluminio encaixado no corte lateral

dois perfis encaixados portando o vidro despolido na posição, foco conferido

preparando para fixar o fundo

chapa de MDF que vai ser parafusada e colada nos perfís, medidas conferidas. A janela será aberta depois, para não forçar o MDF agora, a máscara faz pressão

parafuso prende régua / travessa de alumínio e MDF que serão colados posteriormente

laterais justas prontas para a colagem, depois os parafusos podem ser eliminados

encaixe lateral dos perfis

a placa do fundo ajustadaeditarExcluir legenda. Gostar.

colando o MDF nos perfis de aluminioeditarExcluir legenda. Gostar.

garras para secagem do poliuretanoeditarExcluir legenda. Gostar.

parafusando a lateral na máscaraeditarExcluir legenda. Gostar.

fundo preso na posiçãoeditarExcluir legenda. Gostar.

cortando a frente para encaixar uma luva de 3" para torre de focoeditarExcluir legenda. Gostar.

luva encaixada na pressãoeditarExcluir legenda. Gostar.

aba de napa colada com vedajuntas fecha o vão superior e inferior entre a moldura e a máscaraeditarExcluir legenda. Gostar.

pedaço da luva colado com poliuretano na máscaraeditarExcluir legenda. Gostar.

cola no inteiror, já pintada de pretoeditarExcluir legenda. Gostar.

lente 135mm com obturador central presa em tampa de cano 75mm encaixada por dentro de uma seção de rosca 3" cortada de uma curva de cano 3", permite uns 3cm de ajuste de foco; a câmera foi feita para trabalhar na hiperfocal, a rosca serve apenas para ajuste, não é para ficar focalizando....

CÂMERA balde vermelho

câmera artesanal feita com balde vermelho de alumínio e lupa, com foco ajustavel, feita para o grupo www.fotocrias.com.br

Balde vermelho de alumínio colado na base de MDF com poliuretano, emenda de barra roscada de 1/4 de polegada parafusada por dentro para rosca de tripé

altura do fundo compensada com EVA de 1cm colado com poliuretano, fundo de chapa de aluminio com mascara

imagem formada no despolido de acrílico com adesivo jateado

lupa presa em luva de correr / cola, rosca presa sob pressão de união de 2"

pedaço de luva de 2" colado no balde com poliuretan

parte frontal da luva de correr

 

em_construcao_22….conteúdo em construção…..