Vicente de Mello volta ao essencial da fotografia em duas mostras no Rio

Numa época em que câmeras e telefones celulares competem em inovação tecnológica no registro das imagens, o fotógrafo Vicente de Mello abriu mão da interface digital para criar as obras de duas exposições em cartaz no Rio: “In orbit”, inaugurada na última quinta-feira na galeria Lurixs, no Leblon, e “Monolux”, que segue no Museu de Arte Contemporânea (MAM) até 1º de julho. Em ambas, o paulistano radicado no Rio apresenta suas séries de fotogramas, processo no qual as imagens são registradas por meio da incidência da luz sobre objetos em contato com a superfície do papel sensível.

Source: Vicente de Mello volta ao essencial da fotografia em duas mostras no Rio – Jornal O Globo

Parasites — Marcus DeSieno

Archival Pigment Prints from Dry Plate Gelatin Ferrotype

Marcus DeSieno is a lens-based artist who is interested in how the advancement of visual technology continually changes and mediates our understanding of the world. DeSieno often combines antiquated and obsolescent photographic processes with contemporary imaging technologies in his work to engage in a critical dialog on the evolution of the photographic medium in relation to seeing. He received his MFA in Studio Art from the University of South Florida and is currently the Assistant Professor of Photography at Central Washington University in Ellensburg, Washington.

Source: Parasites — Marcus DeSieno

Aplicativos para fotografia Alternativa

a prática da fotografia alternativa não nega nem briga com as técnicas digitais, faz uso e incorpora no processo. Os aplicativos apresentados tem versões para plataforma android e praquela outra também.

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Light Meter – Free – WBPhoto

um fotometro prático para pinhole, que permite a insersão de números f de abertura customizados. Light Meter Free o mesmo nome do homonimo abaixo, a identificação fica pelo ícone representativo.

LightMeter Free David Quiles

um outro fotometro bastante razoável, para uso geral

é bom ficar atento ao fato de: celulares não são fotometros, diferentes aparelhos reagem de forma diferente ao software empregado, com precisão por vezes bastante duvidosa. É pois importante calibrar o medidor ao seu fluxo de trabalho, depois de aferido o processo a medição é valida por comparação de situações.

para positivar fotos obtidas em papel ou negativo de raio-x um aplicativo rápido e fácil (nem todas as câmeras embarcadas fotografam direto em negativo, tem que usar editores, negativar, dessaturar…. este faz direto.

Existem ainda outros aplicativos para cálculo de profundidade de campo (foco) com tabelas de tempo de revelação, etc.

outros….

Cálculo de profundidade de campo (foco)
www.dofmaster.com

Darkroom Processing Timer App for Film Development
tabelas de tempo de revelação e timer
www.digitaltruth.com

 

Anton Orlov’s 4×5 Camera Has an f0.7 Lens

interessante adaptação usando lente super luminosa de aparelho de raio-x…

Source: Anton Orlov’s 4×5 Camera Has an f0.7 Lens

Jirkon 4×5″ – Large format camera on Behance

belo trabalho do designer  Štěpán Jirka

Source: Jirkon 4×5″ – Large format camera on Behance

The Photo Palace Bus

projeto de Anton Orlov, russo morando nos EUA, atualmente viajando com um onibus laboratório

Source: The Photo Palace

O Instante Mais Longo | Monica Mansur – Ateliê da Imagem – Escola de Fotografia e Artes Visuais

No próximo sábado, dia 16/06, às 12h, Monica Mansur estará recebendo os convidados para uma visita guiada e bate-papo na sua expo O Instante Mais Longo

A paisagem é um pretexto, uma metáfora, uma redundância, uma construção…“Persigo o fenômeno da paisagem como presença ao redor, um lampejo, sem aquele distanciamento que vem se comprimindo e ampliando, ao mesmo tempo, na contemporaneidade. A arte está no mundo, o mundo não é cenário para ela.” Monica MansurO trabalho proposto por Monica Mansur, para essa exposição, se desdobra em remissões evolutivas, em faixas de imagens suspensas, possui um fluxo de figuras que persiste em toda a unidade espaço temporal por onde vagamos, e no qual as percepções do mundo real, fixadas pelo pinhole, tornam os “instantes mais longos, passado”. Um mundo de referências, simplesmente enunciadas, são os traços dessa oferta em que a vivência adquire presença e exerce a faculdade de recriar para podermos fixar, metaforicamente, o espaço em que se desloca essa realidade.Lia do Rio

Source: O Instante Mais Longo | Monica Mansur – Ateliê da Imagem – Escola de Fotografia e Artes Visuais

Plate sizes – Camera-wiki.org – The free camera encyclopedia

Os principais formatos de filmes em chapa são basicamente três

  • o formato antigo, placa, meia placa, cartão de visitas, postal
  • o formato milimétrico – Europeu, 9×12, 13×18, 18×24
  • formato americano, polegadas – 4×5, 5×7, 8×10

tem alguns outros mais raros como o japonês, e alguns antigos de marca.

Como fomos formados por diversos colonizadores, recebemos todos os formatos, com predominância do antigo e milimétrico até pós segunda guerra, quando entra o formato polegada e se estabelece. O papel fotográfico e os fimes de Raio-x continuaram milimétricos…..

Plate & Sheet Film Sizes
Metric sizes are to nearest mm for equivalent inch sizes.
Size (inches) Size (mm) Name/Type
15/8 × 21/8 41 × 57 “sixteenth-plate” tintypes
2 × 2½ 51 × 64 “ninth-plate” tintypes
2½ × 3½ 64 × 89 “sixth-plate” tintypes
31/8 × 41/8 79 × 105 “quarter-plate” tintypes
3¼ × 3¼ lantern slides
3¼ × 4¼ 83 × 108 “quarter-plate”
3¼ × 5½ 83 × 140 postcard or 3A
4 × 5 102× 127 sheet film
4½ × 6½ 114 × 165 Cabinet Card
4½ × 5½ 114× 140 “half-plate” tintypes
4¾ × 6½ 120× 165 “half-plate” glass plates
4 × 10 102× 254 sheet film
5 × 7 127 × 178 sheet film
6½ × 8½ 216 × 165 “full-plate” glass plates,
tintypes
7 × 17 178× 432 sheet film
8 × 6 203× 152 Cabinet view
8 × 10 203×254 sheet film
8 × 20 203×508 sheet film
11 × 14 279× 356 sheet film
12 × 20 305×508 sheet film
14 × 17 356 ×417 sheet film
16 × 20 406×508 sheet film
20 × 24 508× 610 sheet film
65 × 90 sheet film
90 × 120 sheet film
100× 150 sheet film, another postcard format
130× 180 sheet film
180×240 sheet film
240×300 sheet film

Source: Plate sizes – Camera-wiki.org – The free camera encyclopedia

JACEK GONSALVES

série botanica, cianotipia

Source: JACEK GONSALVES

Kim Klein DePaul, K.K. DePaul Photographer

KK DePaul trabalha com colagens, Master of Fine Arts orientado por Christopher James, autor do livro The Book of Alternative Photographic Processes

Source:  K.K. DePaul Photographer

David Tatin – Photographie

Tatin, biólogo e fotógrafo de Arles, trabalha com natureza, aliando diversas técnicas como pinhole, cianotipia, cianotipia tonalizada no chá, montagens, aliadas à finalização digial.

Source: David Tatin – Photographie

Como transferir uma fotografia para madeira

Source: Como transferir uma fotografia para madeira